top of page

CIDADES DO FUTEBOL - LONDRINA-PR

LONDRINA-PR - UM CELEIRO DE JOGADORES DOS GRANDES CLUBES PARANAENSES

A segunda maior cidade do estado do Paraná é também uma das melhores escolas de craques do futebol brasileiro onde a mais de uma década sempre revela jogadores que em sua maioria se torna profissional pelo Londrina EC-PR ou se transferem ainda na base para os clubes da capital do estado em especial o Atlético PR.

Com uma população superior aos 500 mil habitantes, a cidade em si mostra sua força não só no futebol como nos setores de serviços e indústriais, viabilizando um grande crescimento na economia local.

A cidade que está localizada na parte central e ao norte do estado tem 4 clubes atuantes no futebol de alto rendimento, que são: o Londrina Esporte Clube, A Associação Portuguesa Londrinense, p Paraná Soccer Technical Center e o Junior Futebol Team.

OS CLUBES

LONDRINA EC

É sem dúvida a melhor equipe da cidade e uma das melhores agremiações futebolísticas do país, fundado em 05 de abril de 1956, a equipe começou a se destacar no cenário do futebol profissional a partir de 1976, onde se iniciou a montagem de um time com bons jogadores da época, o que culminou com o 4° lugar na campanha do campeonato brasileiro de 1977.

Em 1980 a conquista do primeiro título nacional a Taça de Prata(antigo campeoanto brasileiro da série B) com o técnico capixaba Jair Bala ex-jogador do Flamengo na década 60, o time teve grande destaque com o meia Everton que foi destaque de 78 a 80 e o paulista e atacante Carlos Alberto Garcia foi o destaque na primeira passagem pelo clube entre 1975 a 1977 e em 1980 a 81 na segunda das quatro passagens, se tornando um dos maiores ídolos do clube ao lado do antecessor Gauchinho que foi ídolo no clube durante 8 anos ao chegar em 54, se tornando o maior artilheiro do clube com 303 gols.

Em 1981, o time repetiu o feito de 1962 ao conquistar o bicampeonato estadual.

A partir de então o time começou a fazer campanhas medianas e perdeu dos seus principais dirigentes e apoiadores, Jacy Scaff, que foi presidente do clube faleceu em 1986, deixando um grande Lacuna no esporte paranaense.

Em 1992, após anos lutando para voltar a ser a grande força do futebol do estado, o time conquistou o tricampeonato paranaense com destaques para o meia Tadeu e o atacante carioca Claudio José.

Com o passar dos anos a equipe sempre manteve uma equipe mediana no estadual e na série b, tendo uma campanha pífia no estadual de 1997, que fez o time disputar um quadrangular decisivo para não cair para a segunda divisão e conquistou a façanha de não cair com a vinda de Warley de Carvalho, o mesmo que foi campeão estadual em 1992.

Com o passar dos anos não se escutava o nome do clube nas competições estaduais e nacionais, até que em 2008, a equipe volta a conquistar um título de expressão a Copa Paraná, voltar aos poucos e gradativamente com força ao futebol.

Em 2011, com a chegada do treinador Cláudio Tencati para assumir o sub-20, logo de começo teve a oportunidade de trabalhar com o profissional no mesmo ano, sendo um dos nomes mais longevos do futebol brasileiro no cargo de treinador, nesse período, foi campeão estadual em 2014 após 22 anos sem título, participou da campanha de acesso da série D para C, e em 2015 da série C para a série B e em 2017 conquistou a Copa da Primeira Liga diante do Atlético-MG nas cobranças penais por 4 a 2.

Por quase 7 anos foi comandante do time deixando a equipe no início de 2018 em busca de novas oportunidades.

O clube disputa hoje as competições do paranaense da primeira divisão e brasileiro da série B.

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA LONDRINENSE

A Associação Portuguesa Londrinense, que é mais conhecida como a Portuguesa Londrinense, foi fundada em 14 de maio de 1950 como Associação Atlética Portuguesa de Desportos, e disputou com esse nome os estaduais de 1959,1960 e 1961.

Mantendo-se em atividade até hoje, mudou o nome do clube para o que é atualmente em 1997, em 2002 e 2003 disputou a novamente a primeira divisão do paranaense, com o rebaixamento em 2004 , voltou a elite do futebol em 2007 após conquistar seu primeiro título o estadual da segunda divisão em 2006.

Em 2008 o clube caiu de novo para a segunda divisão e desde de então se manteve nela até os dias atuais.

O clube em si é conhecido no estado e na cidade por revelar jogadores, alguns dos nomes que surgiram por lá foi o volante Williams, o zagueiro André Astorga e o atacante Reginaldo(Bidinha) que foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Juniores em 2001 pelo clube.

PSTC

O Paraná Soccer Technical Center foi fundado em 15 d agosto de 1994 por um grupo de empresários, onde o tinha como principal meta revelar jogadores no futebol brasileiro.

E não demorou muito para os resultados aparecerem, o sucesso foi tão grande que muitos desses jogadores sempre acabavam se transferindo antes para o Atlético-PR.

Principalmente quando disputavam a categoria sub-17 onde o time sempre tinha destaque conseguiu após um determinado tempo o título estadual da categoria em 2001 e em seguida o bicampeonato em 2002.

As principais revelações foram o lateral direito Rafinha, os meias Kléberson, Fernandinho e Jádson e o atacante Dagoberto.

Em 2010, o time iniciou os trabalhos com a equipe profissional pela primeira vez e após conseguir subir para a segunda divisão em 2013, fez uma parceria com a cidade de Procópio Cornélio-PR para realizar os jogos do time principal.

Estreou na elite do futebol paranaense em 2016, chegando nas semifinais do campeonato logo na estréia e alcançou uma vaga para o campeonato brasileiro da série d.

Atualmente disputa o campeonato paranaense da primeira divisão.

JUNIOR FUTEBOL TEAM

Fundado em 5 de fevereiro de 2001, o clube empresa de londrina foi criado com o intuito de axiliar a equipe profissional do Londrina EC-PR.

Em 2010, passou a atuar nas categoria profissional, conquistando o título da terceira divisão em 2011.

Atualmente se encontra em ativadade apenas nas categorias sub15 e sub17, sem disputar as competições oficiais promovidas pela federação a alguns anos e com as atividades profissionais suspensas.

Sua sede atual é a cidade de Sertolândia

ÍDOLOS

Os times de Londrina sempre revelaram talentos para o futebol brasileiro, o que sempre proporcionou uma renda na venda de cada jogador que se tranferiu para os clubes brasileiros e do exterior.

Um dos destaques de sucesso é o zagueiro Naldo, que está a 12 anos no futebol, tendo vencido por duas vezes a Copa da Alemanha na temporada 2008/09 pelo Werder Bremen-ALE e 2014/15 pelo Wolfsburg-ALE.

Por sua vez o lateral direito Rafinha se consagrou com títulos em sua segunda passagem pelo Bayern München-ALE, na primeira defendeu o Schalke-04 - ALE e por mais que tenha apresentado o excelente futebol não conquistou nenhum título sequer. Já pelo time da Baviera alcançou todos os títulos que disputou, 5 Bundesliga, 3 Copa da Alemanha, 1 Champions League e 1 Mundial de Clubes.

O zagueiro Juninho e o lateral esquerdo Abner, que surgiram no Coritba-PR, o primeiro está no Atlético-MG e o segundo no Real Madrid-ESP(B) e o zagueiro Marcão revelado pelo Avaí FC-SC estão entre as revelações dos setores.

Os volantes Henrique do Cruzeiro e Deivid, teve uma longa carreira desde de a base do Atlético-PR são os grandes nomes da contensão do meio campo.

Henrique teve sua maior consagração na segunda passagem pelo Cruzeiro-MG, com 4 títulos nacionais, sendo dois brasileiros em 2013 e 2014 e duas copas do Brasil em 2017 e 2018.

Deivid aparece com um dos volantes com mais longevidade no Atlético-PR, com quase 10 anos de clube e foi emprestado em 2009 para o Rio Branco FC - AC e depois que voltou não saiu mais do clube até se transferir em 2018 para o Spor-RE, seu terceiro clube na carreira.

Dentre todos não poderia faltar o único campeão Mundial pela seleção brasileira e que aposentou as chuteiras em 2016, trata-se de Kléberson, que foi sempre referência como jogador no Atlético- PR desde de as categorias de base.

Assim como Renan Foguinho que também vem da base do furacão e já conquista um título internacional pelo Adanaspor-TUR, a segunda divisão turca de 2015/16.

Grandes nomes e poucos destaques aparecem para fazer sombra para essa dupla que da base do PSTC-PR foi para o Atlético-PR e se transferiram posteriormente para o mesmo clube, um em 2004 e outro em 2005 para o Shakhtar Donetsk-UCR , trata-se de Jádson e Fernandinho, o segundo virou um polivalente meio campista, atuando como meio campo e volante com mais frequência.

Marcinho que promete se destacar no futebol brasileiro saiu do Londrina EC-PR ainda não chegou ao nível dos dois jogadores de nível de seleção brasileira.

No ataque Vandinho apareceu para o futebol em 2003 no Paraná Clube-PR , se destacando depois no São Paulo FC-SP. Avaí FC-SC e Flamengo-RJ, e é um dos nome a ser batido para os concorrentes Bruno Lópes ex atacante do Criciúma EC-SC e para o jovem atacante Matheus Oliveira um dos grande nomes dos jovens que surgiram no Coritiba FC-PR.

AS PRAÇAS ESPORTIVAS

ESTÁDIO DO CAFE

Como é tradição no Brasil, tudo as pressas e na última hora para se resolver as coisas, assim foi a inauguração do estádio Jacy Scaff ou denominado estádio do café, para que o Londrina Esporte Clube pudesse estrear no campeonato brasileiro.

O jogo inaugural foi em 22 de agosto de 1976 diante do Flamengo-RJ que tinha Zico & cia no time, com resultado final de 1 a 1.

Com capacidade que gira em torno de 30.000 espectadores, o estádio foi palco de ínumeros jogos do Londrina EC nas edições dos campeonatos brasileiros e paranaenses, do trio de ferro do estado(Atlético-PR, Coritiba-PR e Paraná Clube-PR) e da seleção brasileira em amistosos.

ESTÁDIO VICTORINO GONÇALVES DIAS

Foi o primeiro estádio da cidade Londrina onde o time do Londrina EC-PR mandava seus jogos e teve sua importância no primeiro título paranaense do clube que carrega no nome da cidade.

Em 1990 após um longo período de de muita luta o time do Londrina EC conseguiu uma comodadata que foi renovada em 2013, o time ainda almeja aumentar sua capacidade para 12 mil espectadores e mandar seus jogos no estádio que está com contrato de comodata para o clube por 20 anos.

DICAS DE FUTEBOL

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page