top of page

Guia a mais do Futebol - FUTEBOL TOCANTINENSE

OS GRANDES NOMES

O meia Marlone, que é natural de Augustinópolis-TO, cidade que fica próximo ao bico de Tocantins é o grande destaque do Estado, por mais que já tenha passado por muitos clubes tradicionais do futebol brasileiro como Cruzeiro-MG, Vasco-RJ, Atlético-MG, Corinthians-SP e Sport-RE continua sempre a se destacar e mostras o seu valor, atualmente está defendendo o Suwon FC da Coréia do Sul após uma excelente passagem pelo Goiás EC-GO em 2019..

O atacante Ricardo Lopes tem ganhado tudo na Ásia, desde de Champions League a título nacional na Coréia do Sul, fato que despertou o interesse dos chineses do Shangai SIPG em seu futebol para a temporada de 2020.

O lateral esquerdo Bruno Teles continua a apresentar a sua qualidade pelo velho continente, em especial em Portugal, país que obteve seu ápice no futebol europeu.

DESTAQUES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Poucos jogadores mas muita qualidade, é assim o estado dispõe de atletas para o futebol nacional e internacional.

O lateral direito Léo Gomes tem se destacado no time do Grêmio-RS de Renato Gaúcho.

O jovem zagueiro Walisson Maia, que foi revelado pelo Coritiba-PR desponta com grande ascensão na posição pelo futebol brasileiro.

O zagueiro Lula tem despontado no futebol nacional desde de que saiu do clube que o revelou o América-MG.

O veterano volante Jardel continua a a mostrar seu excelente futebol por onde passa, ele que conquistou a tríplice coroa pelo Cruzeiro-MG em 2003.

O atacante Antônio Flávio é um centroavante característico e com facilidade para realizar jogadas rápidas e um dos dois únicos jogadores ao lado de Bruno Teles a obter um título no velho continente.

O meia Alex Porto, não é muito conhecido pelo Brasil mas vislumbra de seu talento pelo lado europeu.

Nona vai a cada ano mostrando sua qualidade e força no futebol apesar da imensa qualidade técnica tem tido dificuldades em se empregar em grandes equipes do futebol brasileiro.

AS BAIXAS

Apesar de haver grandes nomes locais como o zagueiro Moacri, o lateral esquerdo Fábio Júnior o meia Kariri os atacantes Patrick, Lourival e entre outros, a fase deles só está em baixa devido a falta de conhecimento de muitos dirigentes que estão no meio esportivo em poder valorizar esses grandes jogadores que representam o futebol tocantinense.

Moacri foi um zagueiro espetacular de grande destaque no Campinense-PB, na conquista da Copa do Nordeste em 2013, primeiro título interestadual do futebol paraibano.

Lourival se destacou muito tempo na 1° e 2° divisão do futebol catarinense por clubes como Juventus-SC, Brusque FC-SC e Chapecoense.

A grande baixa em si do estado é do meia Rick Sena, que foi revelado pelo Cruzeiro-MG e tenta reencontrar seu futebol no Marítimo-POR.

O FUTEBOL E A FEDERAÇÃO

Desde a sua criação e 1989, o estado do Tocantins luta para melhorar a estrutura futebolística ano após ano. A maioria das cidades possuem estádios padrões com capacidades entre 1000 a 2500 espectadores, com exceção do estádio Nílton Santos com 6000 espectadores da capital Palmas-TO.

Porém as condições dos gramados são consideradas extraordinárias a ponto de desbancar muitos outros lugares no Brasil.

A federeção é uma das mais organizadas do País com competições muito bem organizadas conforme as condições dos clubes e sempre buscando maneiras de elaborar situações que favoreça em conjunto o crescimento do futebol local.

Um grande detalhe interessante é que todos os clubes participantes da primeira e segunda divisão tem a obrigatoriedade em disputar as competições estaduais da categoria sub-19, um detalhe onde apesar de não haver muita aceitação devido as condições financeiras é seguido a risca por todos os participantes.

Todos os clubes são praticamente subsidiados pelas prefeituras de cada cidade pelo fato de possuírem poucos torcedores, poucas empresas locais que patrocinam os times nas competições e como em muitos estados onde o futebol está em baixa ou tem pouca expressão a população em sua maioria torce para times como Flamengo-RJ, Vasco-RJ e Corinthians.

AS REVELAÇÕES

Muitos grandes jogadores estão prestes a aposentar e deixar seus legados para outros que estão para despontar ou já estão em pauta no futebol Tocantinense e Nacional.

O meia atacante Lúcio já encerrou carreira, o zagueiro Moacri, o volante Hermerson, o polivante Héder e os atacantes Lourival e Antônio Flávio também são outros que devam estar parar em breve.

Com isso bons jogadores tem surgidos no futebol tocantinense como o goleiro Matheus(Gurupi EC-TO), Léo Gomes(Grêmio-RS), o lateral esquerdo Rever(Grêmio Novorizontino-SP), o meia Rick Sena(ex-Cruzeiro-MG) e os atacantes Gustavo Tocantins(Estoril Praia-POR), Patrick(Gurupi EC-TO) e Rafael Barbosa, grande nome do estado que tem se destacado no futebol goiano e quando foi emprestado para Sobradinho EC-DF e foi campeão do candangão em 2018.

Outros nomes que estão a deslanchar são os atacantes Vinícius Lópes(Goiás EC-GO) e Danilo Magalhães que é natural de Palmas-TO e foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo São Paulo FC-SP.

OS CLUBES

Os clubes em geral possuem uma estrutura similar em todos os parâmetros comparados como estrutura física e condições financeiras, com exceção atual do Capital FC-TO, que surgiu como Ricanato FC-TO em 2013 e passou a se chamar Capital FC em 2016, este possui uma área de 40.000 m2 onde será contruído o futuro centro de treinamento Manuel Carlos Carreira e do Tocantinópolis EC-TO, que possui um estádio próprio e um CT com alojamento para o profissional no estadual e para a categoria de base sub-19.

Outro clube surgiu força e foi vice-campeão estadual em 2017 foi o Sparta, que foi fundado em 2006 e atuou profissionalmente pela primeira vez em 2013 na segunda divisão sendo vice-campeão em 2017 é o Sparta-TO da cidade de Araguaína-TO. O Clube foi fundado no momento em que o futebol local se encontrava em declínio e seus fundadores resolveram criar um clube que até hoje é um dos maiores formadores de atletas da região norte e nordeste do estado.

Como citado anteriormente, todos os clubes são associações particulares que dependem exclusivamente das verbas da prefeitura ou do governo estadual.

No Tocantins clube com poucos recursos dificilmente ganha as competições por não conseguir trazer os melhores jogadores para a competição estadual.

O clube com mais títulos é o Palmas FR-TO que é seguido pelo Gurupi EC-TO e Interporto-TO e junto com Araguaína FR-TO são as quatro equipes mais tradicionais do futebol local.

O Kaburé EC-TO retorna as competições após longo período afastado, porém equipes como o Guaraí FC, Tocantins EC, TEC de Miracema e São José estão licenciados do futebol, onde alguma delas dificilmente retornarão.

Apesar de todas as dificuldades que existem no futebol do estado, o Gurupi EC, o Interporto FC, o Tocantinópolis EC e o Palmas FR são praticamente as únicas equipes que sempre estão mantendo com todo os esforços possíveis até hoje o desenvolvimento do futebol.

OS ÍDOLOS

Falar em ídolos no futebol é uma das melhores coisas no futebol, muitos jamais foram e serão como Pelé, Tostão, Gérson, Zico e entre muitos outros do futebol brasileiro, mas todos marcaram suas histórias com conquistas ou bom futebol apresentado para o surgimento de títulos para o clube e em especial ao seu torcedor.

O estado do Tocantins, foi fundado em 1989 e no ano seguinte em 1990 surgia o atacante Tiba que foi revelado por Rio Branco-SP e Vasco-RJ e conquistava o primeiro título paulista da história do Bragantino-SP, o craque teve ainda excelentes passagens pelo Guarani FC-SP, Portuguesa-SP e Corinthians-SP antes de encerrar sua carreira no Juventude-RS em 2000.

E apesar de ser um estado ainda novo tem como seu maior ídolo o meia-atacante Lúcio, ou mais conhecido como Lúcio Bala, que natural da cidade de Alvorada-TO, foi formado nas categoria de base do Goiás EC-GO no começo da década de 90.

Roni surgiu como atacante no Vila Nova FC-GO, e após passagem pelo futebol paulista começou a ter destaque no futebol nacional na fase ruim do Fluminense-RJ, onde o time chegou a cair na série C, sendo campeão em 1999 pela segunda vez.

AS GRANDES PRAÇAS ESPORTIVAS

A maioria dos estádios possuem excelentes gramados porém todos eles são de propriedades dos municípios locais do estado.

São bem salientados alguns locais como os campos das cidades de Colinas do Tocantins, Interporto, Paraíso do Tocantíns e Tocantinópolis.

ESTÁDIO NÍLTON SANTOS - Palmas-TO - Capacidade: 12.000 espectadores

ESTÁDIO GENERAL SAMPAIO - Interporto-TO - Capacidade: 4.000 espectadores

ESTÁDIO GILBERTO RESENDE ROCHA - Gurupi-TO - Capacidade: 3.500 espectadores

ESTÁDIO LEÔNCIO DE SOUZA MIRANDA - Araguaína-TO - Capacidade: 15.000 espectadores

ESTÁDIO SENADOR JOÃO RIBEIRO - Tocantinópolis-TO - Capacidade: 8.000 espectadores

ESTÁDIO JOSÉ PEREIRA REGO - Paraíso do Tocantins-TO - Capacidade: 3.500 espectadores

ESTÁDIO CASTANHEIRÃO - Miracema do Tocantins-TO - Capacidade: 2.000 espectadores

ESTÁDIO JOSÉ WILSON ALVES FERREIRA - Colinas do Tocantins-TO - Capacidade: 5.000 espectadores

ESTÁDIO PEREIRA LÓPES - Guaraí-TO - Capacidade: 3.500 espectadores

DICAS DE FUTEBOL

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page