MICHEL PLATINI O MONSIER DO FUTEBOL BRASILEIRO
Quando se cita o nome Platini, será sempre lembrado no Brasil o jogo contra a França pela Copa de 1986 em que a seleção tomou o empate com gol de Platini e após o empate de 1 a 1 a seleção brasileira foi eliminada nos pênaltis nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Nos dias atuais o Michel Platini brasileiro é um atacante de 35 anos, natural de Brasília, a capital do estado do Distrito Federal, terra dos craques Lúcio e Kaká, que fizeram história na copa do mundo de 2002, na Coréia do Sul e Japão.
Platini é jogador com um excelente currículo no futebol búlgaro, sendo campeão da taça bulgara em 2010/11 pelo CSKA Sofia-BUL e campeão búlgaro na temporada de 2013/14 pelo Ludogorets Razgrad-BUL.
Mas com um começo nada fácil, iniciou a carreira na Sociedade Esportiva Brazlândia-DF em 2002, com um excelente futebol apresentado no futebol candango, se transferiu no mesmo ano para o Pachuca-MÉX e disputou a temporada 2002/03 pelo clube mexicano.
Sem muitas oportunidades retornou ao futebol brasileiro e jogou pelo SE Gama-DF, tive que estava em grande ascensão no futebol nacional, com poucas oportunidades acabou rodando pelo futebol do centro-oeste devido ao excelente futebol e qualidade técnica que possui, e jogou em 2005 Araguaína FR-TO e Grêmio Anápolis-GO também no mesmo ano. Fato não incomun de grandes jogadores por questões financeiras acabarem se transferindo para outros clubes por melhores oportunidades na questão de visibilidade e salários.
E novamente se transferiu para o futebol do exterior, no South China de Hong Kong.
Em 2007 voltou ao Brasil e jogou a primeira divisão do campeonato gaúcho pelo Veranópolis ECRC-RS e em 2008 o retorna ao forte futebol tocantinense para o mesmo Araguaína FR-TO.
A passagem pelo futebol mexicano e de Hong Kong lhe rendeu uma possibilidade de manter o sonho em continuar a carreira com o futebol o que muitos outros que não conseguem essa oportunidade de adquirir uma renda financeira maior pode ocasionar o fim do sonho em continuar no futebol em muitos casos por mais que haja potencial e talento enorme no jogador.
Em 2009, Platini conseguiu uma grande oportunidade de se destacar no cenário europeu pela equipe do Chernomoretz da Bulgária.
E com o grande talento apresentado no futebol búlgaro na temporada 2009/10, acabou indo para o tradicional CSKA Sofia, vivendo assim um dos melhores momentos da carreira com o título da Taça Búlgara em 2010/11.
Na temporada 2011/12 foi parar no futebol romeno na equipe do Dinamo Bucarest-ROM, time de grande tradição. E devido as poucas chances voltou para o CSKA Sofia-BUL em 2012.
Com o término de seu contrato não renovou com o clube e acabou indo para o milionário Ludogorets Razgrad- BUL e conquistou o bicampeonato búlgaro em 2013/14.
Com prestígio de campeão nacional voltou na temporada seguinte para o CSKA Sofia, que não viu com bons olhos a sua passagem pelo rival, e foi parar no Slavia-BUL em 2015.
No mesmo ano acabou voltando para Brasília-DF e jogou no campeão da Copa Verde de 2014 até o início de 2016, onde a famosa rodagem pelo futebol brasileiro começou.
Jogou o campeonato goiano e série D do brasileiro pelo Anápolis FC-GO.
Em 2017 em diante não saiu mais do futebol candango, clubes como o Ceilândia EC-DF e Bolamense-DF.
No ano de 2018, veio o primeiro título candango, conquistou e foi dos destaques pelo time do Sobradinho EC-DF que não conquistava o estadual a 31 anos, sendo o útimo título em 1986.
Com todo esse rendimento o tradicional Brasiliense-DF o trouxe para disputar a série D do brasileiro e o mantém em atividade para voltar a conquistar títulos em 2019.
Aos 35 anos seu talento, seu futebol e sua excelente técnica mostra que ainda continua sendo o Monsier do futebol brasiliense e do Brasil.