top of page

ÍDOLOS PARA SEMPRE - VICENTE

VICENTE - O PROFESSOR DA BOLA

Para muitos o maior volante da história do Rio Branco AC-ES, depois de Wilson Pereira, para outros o maior ponta direita da história do clube.

Para muitos o melhor centroavante do clube, comparado até mesmo com o maior artilheiro do clube Alcir Simões

Vicente Duarte Santos foi o maior meia direita que surgiu na história do futebol capixaba, um jogador polivante, habilidoso, rápido e com grande presença de área apesar de uma estatura de 1,78. Podia jogar em qualquer posição, uma verdadeira arma para os treinadores que o tiveram como jogador, em especial Vanderley Luxemburgo, que conquistou o primeiro título de sua história como treinador e o tinha como peça chave do clube, sendo inclusive o capitão do time onde na qual o próprio treinador exigiu que ele treina-se em período integral, obrigando o craque a trancar a faculdade de Educação Física por 6 meses na época..

Como meia direita foi comparado ao lendário Ademir da Guia(ex Palmeiras-SP) e como meia esquerda foi comparado a Rivelino(ex Corinthians-SP e Fluminense-RJ).

Vicente, Daniel e Marinho, grandes craques na década de 80

Tinha uma versatilidade tática incrível, como poucos de sua época, um talento nato de faro raro do futebol do Espírito Santo.

Natural de Vitória-ES, do Bairro Jucutuquara, onde frenquentava com muitos as dependências do Rio Branco AC-ES que mandava seus treinos e jogos de base no estádio Governador Bley.

Chegou no Brancão em 1974 para jogar nas categorias de base e subiu para o profissional em 1976, tendo seu primeiro contrato de profissional apenas em 1978, e ficou no clube até o ano de 1989, onde recebeu uma proposta de trabalho melhor no SESI e como estava prestes a encerrar a carreira resolveu seguir a carreira de professor de educação física.

Em um dia qualquer foi fazer uma visita ao amigo Marinho ex companheiro de Rio Branco AC -ES que estava no Vitória FC e o treinador Marcos MAgalhães acabou o convidando para jogar no clube, onde ficou por mais 5 meses antes de encerrar a carreira.

Será lembrado para sempre como o útlimo craque do clube que vestiu o manto sagrado, onde venceu 4 títulos estaduais em 1978/82/83/85 e quando jogou os brasileiros de séria A de 1979, 82, 83, 84 e 86.

DICAS DE FUTEBOL

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page