top of page

ÍDOLOS PARA SEMPRE - LUIZ CARLOS SÁ

LUIZ CARLOS SÁ - O CORINGA

Foi o melhor jogador de toda a história do Vitória FC-ES, meia direita de origem, foi descoberta aos 18 anos de idade num campeonato amador promovido pela Federação Capixaba de Futebol, uma competição do nível de uma segunda divisão profissional, onde muitos jovens valores eram revelados e lançados nos clubes profissionais quando os clubes buscavam esses jogadores.

Em sua primeira avaliação não foi aprovado, mas depois de um tempo apareceu a oportunidade de ser observado por Beto Prestes, um dos maiores técnicos do futebol capixaba, e ficou treinando por 8 meses sem parar e foi lançado no maior teste de sua vida num amistoso de fim de ano contra a rival Desportiva, onde jogou e fez o gol da vitória do clube.

Chamado em seguida para retornar em janeiro para iniciar sua trajetória com o clube onde se sagrou campeão estadual em 1976, sendo considerado o melhor jogador, a maior revelação e ainda fez um dos gols do título estadual. Um momento marcante e inesquecível para o torcedor alvianil, cujo os títulos só ficavam entre Rio Branco AC e Desportiva Ferroviária.

Em 1977 passouum período na base do Fluminense-RJ e só não ficou porque o Vitória pediu um valor muito alto em seu passe.

Formou grandes meio campos no clube ao lado de grandes craques como Wilson Pereira, Osmar Pintinho, Naldo e Luiz Vieira. Com esses dois últimos formou o meio campo histórico na conquista da Korea Cup em 1979, onde a seleção paulista cedeu o convite ao clube capixaba que fez jus de representar bem o futebol brasileiro da época, sendo campeão em um torneio que reunia alguns dos vários e melhores times da época e ainda jogando diante de 61000 espectadores no estádio.

Após a excursão internacional com o clube foi contratado para jogar no América-RJ, mas por problemas na transferências devido a problemas políticos acabou retornando ao clube.

Em 1980 participou da campanha que culminou com o vicecampeonato estadual perdendo a final por 1 a 0 para a Desportiva.

Time do Vitória FC campeão da Korea Cup 1979

Ficou no clube até o ano de 1981 e foi para o AA Colatina em 1982, para jogar a Taça de Prata(antiga série b) fazendo jogos marcantes principalmente um deles contra o Cortinthians-SP de Sócrates, Zenon, Zé Maria, Casagrande, Biro-Biro e Vladimir empatando em 1 a 1 em pleno Pacaembu, em 1983 o ano de 1984, onde levou mais uma vez a equipe da capital para final do estadual mas pararam novamente diante da Desportiva Ferroviária.

Em 1985 foi parar na Desportiva Ferroviária com a indicação de Beto Prestes e participou da final histórica que teve 27000 espectadores contra Rio Branco AC no capixabão do ano.

Jogou no clube em 1986 no brasileiro, sendo campeão estadual quase invicto com o renomado trenador Dudu ex jogador do Palmeiras na década de 60 e 70.

Retornou ao Vitória FC em 1987 para encerrar a sua gloriosa a carreira que teve no futebol.

Para muitos amantes do futebol, um monstro do futebol, um verdadeiro craque como muitos na época, um volante, meia direita ou meia esquerda e até atacante, um marcador e um articulador de jogadas incrível, um verdadeiro represtante de futebol moderno que já existia em sua época através de suas atuações em campo.

E não é atoa que carrega o apelido de coringa não só pela aparência mas sim pelo seu grande futebol apresentou a público do futebol e brasileiro

DICAS DE FUTEBOL

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page