top of page

Guia a mais do Futebol - FUTEBOL AMAZONENSE

O SURGIMENTO

O estado do Amazonas foi um dos primeiros pontos do Brasil a receber o futebol, onde clubes que foram surgindo na década de 10, como Nacional-AM, Rio Negro, São Raimundo foram estreando no campeonato estadual.

O estadual começou em 1914 como LAFB(Liga Amazonense Foot Ball), mudando seu nome em 1916 para LASA(Liga Amazonense de Sports Athléticos) e a partir de 1917 como FADA(Federação Amazonense de Desportos Athleticos).

Em 1960 foi fundado a FAF(Federação Amazonense de Futebol) pelos presidentes das principais equipes do Nacional, Fast Clube, Rio Negro, América e Sul-América e UE Portuguesa.

Porém o Nacional já mostrava desde de seu primeiro título os seus principais craques carregando uma hegemonia de títulos estaduais até os anos atuais.

O atacante Craveira foi campeão foi o primeiro pentacampeão estadual de 1916 a 1920 a partir da terceira edição do campeonato amazonense seguido depois pelo meia Otílio Farias que conquistou com os títulos de 1933/36/37/39, passando por gerações como o atacante Márcio ¨O menino do Naça¨ a Rolinha na então década de 60 onde chegou a fazer jogos trunfais contra o Santos FC-SP de Pelé & Cia.

O Atlético Rio Negro Clube, mais conhecido com Rio Negro foi fundado no ano de 1913 e se destacou em diversas modalidades esportivas além do Futebol. Iniciou sua participação no estadual em 1914, onde conquistou o seu primeiro título amazonense em 1921, e mais outros 7 titulos estaduais até 1945, quando em um final polêmica a federeção deu o título ao Nacional, se licenciou da FADA por 14 anos e retornou apenas em 1960, onde voltou a conquistar um título em 1962 comandado pelo ídolo do clube Claudio Coelho, com o time conhecido como o Time de Heróis¨. Talvez se não ficasse muito tempo afastado das atividades profissionais o clube não estaria longe em relação a quantidade de títulos estaduais compara ao seu grande rival Nacional.

O atacante Roberto Berdana foi um dos maiores artiheiros do clube em todos os tempos, assim tiveram destaques também o zagueiro Catita com oito anos como titular na década de 60, o goleiro Clóvis¨Aranha Negra¨ vindo de Parintins-AM na década de 70 e na década de 80 , o lateral direito Jair, o zagueiro Kleber Brito e o meia Berg que foi depois para o Botafogo-RJ e se destacou nacionalmente pelo clube. Kléber Brito jogou como zagueiro e fez sucesso entre 83 a 90 sendo um dos principais jogadores na campanha do clube pelo tetracampeonato estadual recebendo uma placa de prata do clube barriga preta.

No ano de 1930 um grupo de torcedores e jogadores do Nacional-AM, foram excluídos do quadro de sócios devido a uma manobra política do presidente do clube que tirava o direito de voto dos jogadores que tinham apoio ao então candidato Vivaldo Lima.

O clube conquistou o seu primeiro título em 1948 e no ano de 1949 o seu primeiro bicampeonato, passando a partir daí ser considerado a terceira força do futebol no estado.

Conquistou ainda em 1960 e depois veio ápice na década de 70 com os títulos de 1970 e 71 no estadual e mais a participação no campeonato brasileiro de 77/78/79.

A decáda de 70 onde foi um grande período no futebol nacional para Rio Negro e Nacional com as participações de ambos nas edições do campeonato brasileiro.

Porém antes disso o Nacional Fast Clube, mais conhecido como Fast Clube brilhava com ascensão no inicio da década conquistando o bicampeonato estadual em 1970 e 1971 após dez anos do primeiro jejum de títulos , tendo conquistado os seus dois primeiros títulos em 1948/49 e em 1955 e por último em 1960.

Craques como os paraenses Adinamar Abid e Afonso vindos do Pará e mais os amazonense Marialvo, goleiro grande destaque do América na década de 60 e os 3 irmão Pióla, os zagueiro Antonio Piola, Zequinha Piola e o maior ídolo e artilheiro do Futebol Amazonense de da Região Norte. Após os títulos o clube voltou a conquistar um título 44 anos depois com Copa Amazonas de 2015 e no ano seguinte o amazonense de 2016.

Depois do ínicio avassalador do Fast em 1070 e 71, o Nacional ressurge com a grande geração do volante Sula, do meia Rolinha e atacante Pepeta começando a sair do clube, começava a chega grandes craques que vieram do Atlético-MG, alguns como Angelo(73) e Campos(72) atacantes e Toninho Cerezzo(73) e Paulo Isidoro(74) os dois útimos serviram depois a seleção brasileira e antes todos se destacaram com grandes nomes do estado do futebol baré com craques como o goleiro Procópio, o zagueiro

Paulo Galvão, Rolinha meia que retornara ao clube e o atacante Zezinho.

O clube conquistará 7 campeonatos estaduais nesse período e entrou em uma hegemonia a partir de 1975 que se não fosse quebrada pelo Rio Negro em 1982 teria alcançado 11 títulos seguidos.

Paulo Galvão um dos melhores zagueiros da Região Norte na década de 70 e 80

O Rio Negro que conquistou o título com um que é considerado por muitos a melhor geração de craques que já passou pelo clube até então.

No final da década de 70 e início de 80 outros craques vindo de outros estados também tiveram sua parcela de contribuição junto com o manauara Sérgio Duarte(meia de 17 revelado pelo clube), como o mineiro Luis Florêncio, que é considerado o melhor lateral esquerdo de todos os tempos do clube, os atacante Bendelack do Pará e Reis de Minas Gerais e os Amapaenses Murica zagueiro e Marinho Macapá volante. Marinho que é até hoje o jogador com mais títulos estaduais do Amazonas com 10 títulos somados. Conquistaram os títulos de 1980/81/83/84/85/86

Após o tetra de 1987 a 1990 pelo Rio Negro, os anos 90 foram marcados por surpresas, ascensão e recorde de uma quarta força no estado.

A.Rio Negro de 1987 que iniciou a trajetória do tetra amazonense

A supresa do Sulamerica EC conquistar seu primeiro e único bicampeonato em 1991/92

O São Raimundo ressurgia como grande ascenção e destaque após 30 anos sem títulos, tendo conquistado seus primeiros em 1961 e 1966, alavancando o tricampeonato em 1997/98/99, com um final de público perante o Rio Negro que colocou a maior parte dos 47.188 pagante, batendo recorde de público até hoje no campeonato amazonense.

São Raimundo tricampeão Amazonense 97/98/99 e tricampeão da Copa Norte 99/2000/2001

Comando pelo então técnico mineiro radicado Aderbal Lana que foi responsável por 4 estaduais e duas Copa Norte e levando o clube para a série B, por onde ficou por 8 anos até ser rebaixado em 2006.

Uma geração de grandes craques que tinha Marcos Pezão, Delmo & cia.

Delmo um dos últimos ídolos que surgiram no futebol baré

A partir do século 21, o futebol amazonense foi marcado pela queda dos grandes, Nacional e Rio Negro entraram em crise mesmo que ambos tenham conquistado títulos nos campeonatos estaduais devido a má administrações e divirgências políticas nos clubes.

E em 2013, os dirigentes Luis Mitoso(presidente) e Giovani Alves(Diretor de Futebol) deixaram o Nacional e fundaram o Manaus FC, que após 6 anos com boas administrações, patrocinadores sérios e trabalho de médio a longo prazo conquistaram o acesso a série C do campeonato brasileiro, numa final de série D do campeonato brasileiro em 2019 com recorde de público 44.896 pessoas mostrando o valor do futebol amazonense ao país.

O apoio ao mais novo time do estado mostra o início de uma equipe para o futebol baré que tem o Manaus FC - AM como tricampeão amazonense em 2017/18/19 e superando todas as espectativas futebolísticas no estado e no Brasil.

OS DESTAQUES

Com o passar dos anos a partir da virada do século houve uma grande decadência no futebol amazonense.

Clubes tradicionais com o passar dos anos vieram a ter dificuldades financeiras devido a más administrações o que afastou de vez investidores o que atingiu de forma profunda o maior patrimônio do futebol mundial que são as categorias de base.

Poucos foram os destaques que surgiram com o passar dos anos no futebol amazonense.

E dentre todos eles o Nacional foi o único a manter esse patrimônio até hoje por mais que tenha passado e passa por tantas dificuldades financeiras atualmente como muitos clubes para garantir esse investimento que ainda é pouco em muitos lugares no futebol brasileiro.

Em meio a tudo isso os destaques ainda continuam aparecer e mostra o quão é importante observar esse detaque, como é o caso de Marcelinho que substitui Iriney como melhor jogador amazonense em atividade que brilhou na meia de clubes espanhóis do Real Bétis, Rayo Vallecano, Celta de Vigo e entre outros.

Atacante com mais número de títulos nacionais no futebol europeu, tendo oito conquistas, e indo em busca do nono, em especial no time mais rico do futebol búlgaro o Ludogorets Razgrad - BUL.

Marcelinho é o jogador brasileiro com mais títulos nacionais na Europa em todos os tempos e que atualmente defende as cores da seleção búlgara.

É sem dúvida um grande orgulho do futebol amazonense em tê-lo como um dos grandes representantes do futebol brasileiro.

Atuando pelo Brasil o goleiro Jonathan do Manaus FC é o que mais tem se destacado pelo país, foi vice-campeão brasileiro da série D no ano de 2019.

Não ficando de fora os meias Railson que defende o Penarol-AM e Hamilton outro grande destaque do Manaus FC na temporada de 2019 e atualmente o melhor jogador em atividade dentro de solo amazonense e brasileiro.

AS BAIXAS

Grandes jogadores que atuaram na ultima década e continuam atuando pelo país em busca não só do sustento mas de voltarem ao alto patamar.

O centroavante Soares surgiu como grande nome do Figueirense-SC, ajudando o clube a chegar na final da Copa do Brasil em 2007, passando depois por grandes equipes do futebol brasileiro como Fluminense-RJ, Grêmio e Cruzeiro-MG, atualmente está no Lagarto FC-SE.

O zagueiro Bianor que defende Shkupi 1927 da Macedônia vai regressando aos poucos sua jornada pelo futebol europeu.

O meia-atacante Thiago Costa , conhecido como Thiago Amazonense, surgiu como grande revelação do futebol amazonense sendo um dos destaques na Copa São Paulo de Futebol Juniores em 2011, desde de então sempre teve um bom futebol de grande brilho e que busca um destaque no futebol nacional sempre para mostrar que ainda é um dos melhores jogadores do Amazonas.

AS REVELAÇÕES

Com uma carência muito grande nos trabalhos de base poucos são os destaques que chegam ao profissional devido ao calendário curto com apenas os estaduais como competições oficiais.

O investimento na base continua fraco as únicas equipes que mantém as três principais categorias do país(sub-15, 17 e 20) são o Nacional FC e o Fast Clube.

Das equipes que possuem uma estrutura para base apenas o Nacional possui um centro de treinamento próprio com capacidade para alojar os atletas de outras cidades e oferecer uma alimentação adequada com condições para oferecer treinamentos para o futebol.

E vindo do clube estão dois jovens que estão atualmente no exterior, o goleiro Ramilson que atua pelo Atlantis da Finlândia e o atacante Rafael Rennardy que veio da distante cidade de Pauini a 925 km da capital Manaus, ele joga pelo Xaghra United, em Malta, país situado numa ilha próximo a Itália.

O Manaus FC ainda investe pouco nas categorias por estar se estruturando para se firmar na elite do futebol brasileiro, porém possui algumas categorias e tem como grande promessa o atacante Vitinho, que foi um dos destaques no campeonato brasileiro da série D em 2019.

OS CLUBES

AMAZONAS FC - O Amazonas Futebol Clube foi fundado em 23/05/2019, é o mais novo clube do estado de tem como mascote a Onça Pintada, suas cores são o amarelo, branco e preto e foi fundado por um grupo de empresários com um grande objetivo de alavancar não só o futebol do clube como de todo o estado. Tem como seu rival o Manaus FC, outro clube novo do futebol amazonense.

CLÍPER - O Atlético Clube Clíper foi fundado no dia 01 de junho de 1952, porém só começou a participar do futebol profissional em 1996, onde o clube conseguiu por duas vezes ser vice-campeão em 1996 e 2002 no barezão, como é conhecido o campeonato amazonense.

Clube da capital amazonense, frequentou o primeiro escalão do futebol do Amazonas por 10 anos caindo em 2006.

Desde de então tem disputado algumas vezes as edições da série B e é um clube que sempre figura com suas participações nos campeonatos das categorias de base.

Suas cores oficiais são o amarelo e preto e o mascote do clube da capital é a Águia.

FAST CLUBE - O Nacional Fast Clube, mais conhecido como Fast Clube, foi fundado em 8 de julho de 1930, na cidade de Manaus, pelo ex presidente do Nacional FC, o então Vivaldo Lima e por um grupo de ex-sócios e jogadores do clube, e tem como seu mascote o Rolo Compressor.

O Time possui oito títulos estaduais e teve seus maiores destaques na década de 40 e 70, onde conquistou a Copa Norte de 1970 e o bicampeonato estadual de 1970 71 comandados pelos jogadores Antonio, Zequinha e Edson Piola. Edson Piola que é o maior artilheiro do clube até hoje e talvez o melhor jogador do clube em todos os tempos.

Conquistou também a primeira e única edição da Copa Amazonas em 2015.

Seu maior rival é São Raimundo EC, em que cuja a rivalidade começou a surgir no início da década de 90

O clube tem um parceria com a faculdade ULBRA de Manaus desde 2009, onde é o centro de treinamento do clube, possui auditório, é realizado os tratamentos médicos e serve para os jogadores da base realizarem os jogos do campeonato amazonense. O local inclusive já foi palco de partidas profissionais e do clássico Pai x Filho, que é Nacional e FAST.

Sua sede social é localizada na Avenida Boulevard Alvaro Maia, na cidade de Manaus, possui 3 piscinas, área de lazer e lanchonete com espaços para realização de festas.

HOLANDA FUTEBOL CLUBE - Fundado oficialmente na cidade de Rio Preto da Eva em 21 de outubro de 2007, seu nome foi criado em referência a seleção holandesa de 1974, conhecida como a Laranja Mecânica. Seu mascote é a Laranja.

Conquistou seu primeiro título em 2007, a série B do estadual e no ano seguinte conquistou o campeonato amazonense de 2008, sagrando-se o segundo clube do interior a conquistar um título estadual.

O Clube manda seus jogos e treinos no estádio Francisco Garcia, que é emprestado pela prefeitura da cidade de Rio Preto da Eva.

IRANDUBA - O Esporte Clube Iranduba da Amazônia é um time sediado na cidade de Iranduba, região metropolitano próximo ao Rio Solimões.

Foi fundado em 18/01/2011 por um grupo de esportistas com objetivo de desenvolver o futebol amazonense. Seu mascote é o Hulk das histórias em quadrinhos e suas cores são o verde e branco.

Tem como seu único título o campeonato amazonense da série b de 2011.

O Time tem grande destaque no futebol feminino sendo hexacampeão estadual feminino e grande destaques nos campeonatos brasileiros da categoria, com boas presenças do público nos estádios.

MANAUS - Fundado em 2013 por Luiz Mitoso(ex presidente do Nacional) e Giovani Silva no dia 5 de maio de 2013, onde disputou a série B do estadual no mesmo ano sendo campeão e garantindo o acesso a elite do amazonense em 2014.

O Manaus Futebol Clube se manteve na primeira divisão até conquistar o primeiro título em 2017, onde na sequência venceu mais dois títulos amazonenses em 2018 e 2019.

É um clube em grande ascenção no estado batendo recordes e conquistando acessos como o recorde de público no vice campeonato da série D em 2019 diante do Brusque FC, colocando 44.896 pessoas no estádio Arena da Amazônia.

O clube tem como mascote o Gavião Real e vai inciando uma rivalidade com o Amazonas FC, outro clube recém criado no estado.

Atualmente o clube possui excelentes parceiros e patrocinadores e com uma diretoria com grandes objetivos no cenário nacional do futebol brasileiro, um exemplo que deve ser um exemplo a ser seguido por muitos do estado do Amazonas e da região norte.

NACIONAL - O Nacional Futebol Clube é o maior clube do estado do Amazonas e um dos três maiores clubes da Região Norte, atrás de Paysandu e Remo, ambos do Pará.

Foi fundado em 13 de janeiro de 2013, na capital Manaus, é um clube centenário recordista em títulos estaduais com 43 títulos sendo o maior clube e o mais tradicional do Estado.

Por lá desfilaram muitos craques do Brasil e da região norte como Toninho Cerezo e Paulo Isidoro e Dadá Maravilha do Atlético-MG, Edu ex Santos FC na década de 70, Rolinha, China, Paulo Galvão, Sérgio Duarte, Marinho Macapá(Ganhou 10 títulos amazonenses sendo recordista), Murica e muitos outros.

Tem como seu maior rival o Rio Negro, onde disputa o maior derby do estado e o mais antigo da Região Norte, conhecido como Rio-Nal.

Apesar de ser chamado de Leão da Vila Serpa o clube tem como seu mascote a Águia.

Possui em seu patrimônio a maior sede social de um clube no estado e é o único clube que com com um centro de treinamento de futebol próprio com alojamentos, academia e estacionamento.

O clube também possui a maior torcida do estado, porém seus desempenhos já não são mais os mesmos desde a década de ouro do time entre 1980 a 1987, quando acabou sainda da elite do futebol e não voltou mais devido a más administrações, brigas políticas no clube e condições financeiras cada vez mais reduzidas para quem já fez frente contra grandes times em décadas anteriores.

PENAROL - O Penarol Atlético Clube foi o primeiro clube do interior a disputar o campeonato amazonense, fato que ocorreu em 1980, jogando até 1989 e nos anos de 1991 e 1993, apesar de ter sido fundado em 08/08/1947.

Ficou sem participar das competições oficiais por um longo período até que em 2006 a equipe do Fast Clube mandou alguns jogos na cidade de Itacoatiara pelo campeonato amazonense.

Isso culminou com uma iniciativa dos torcedores a pedirem o retorno da equipe da cidade, onde entrou ação Ila Rabelo que se tornou presidente do clube junto com empresários e comerciantes da cidade reativaram o clube.

Em 2007 o clube retorna suas atividades na série B do amazonense, subindo para elite somente em 2008 com o vice-campeonato.

No ano de 2010 conquistou seu primeiro título estadual( terceiro de um clube do interior) e em 2011 consegue o bicampeonato estadual, o primeiro de um clube do interior até hoje.

Ganhou destaque nacional ao vencer por 3 a 2 e eliminar o Santa Cruz-PE em pleno estádio do Arruda, chegando a segunda fase da competição. E desde de o seu primeiro título estadual é considerado até os dias atuais uma das principais equipes no campeonato amazonense, sempre fazendo boas campanhas e se mantendo na elite do futebol do estado.

Tem como mascote o Leão e possui uma sede social com ótima estrutura de alojamentos e refeitórios para a equipe profissional e manda seus jogos e alguns treinos no estádio municipal Floro de Mendonça.

PRINCESA - Em 1971 no dia 18 de agosto nasceu o Princesa dos Solimões Esporte Clube na cidade de Manacapuru, cidade da região metropolitana de Manaus.

O clube começou a disputar as competições profissionais somente a partir de 1987, sendo o primeiro time do Norte e do interior do estado a disputar o campeonato brasileiro da série B em 1989. Considerado um dos principais clubes do interior a disputar as competições do amazonense, tem como seu mascote o Tubarão e manda suas partidas no estádio Gilbertão, segundo maior do estado.

É o clube do interior que mais se manteve até os dias de hoje na elite do estado, tendo disputado 6 finais de campeonatos estaduais e conquistado o título em 2013.

RIO NEGRO - O tradicional Atlético Rio Negro Clube é o segundo maior clube a conquistar títulos estaduais até hoje, ao todo são 17 campeonatos amazonenses.

Fundado em Manaus no dia 13 de novembro de 2013, é um clube centenário no estado, conhecido como barriga preta pelo fato de seu uniforme preto e branco ter uma faixa preta na parte de baixo da camisa o time tem como seu mascote o galo.

Tem como seu maior rival o Nacional, onde disputa o maior derby do estado e o mais antigo da Região Norte, conhecido como Rio-Nal.

Teve seu maior momento na década de 80 onde conquistou o título amazonense em 1982, considerado por muitos o melhor time até hoje e o tetracampeonato de 1987 a 1990.

Grandes jogadores passaram pelo clube como Roberto Berdana, Marinho Macapá, Kléber Brito, Berg e muitos outros

Possui uma das sedes sociais mais lindas do estado que abrange muitos esportes praticados pelos seus sócios como Handebol, Natação, Judô, Jiu-Jitsu e outros.

Depois do título estadual de 2001 entrou em grande descenso, deixou de ser a 4° maior torcida da região norte, não realizou mais boas campanhas, sofre com dívidas trabalhistas e entre outros e vive como uma balança no futebol entre primeira e segunda divisão do estado para um clube que carrega um grande nome no estado o nome do Rio Negro.

SÃO RAIMUNDO - Clube centenário da cidade de Manaus e fundado em 18 de novembro de 1918, foi o primeiro clube do estado a disputar um competição internacional que foi a Conmebol de 1998 saindo nas semifinais.

Tem como o Sul America do bairro vizinho da Glória como seu maior rival e seu mascote é o Tufão.

Foi o maior expoente do futebol amazonense entre ás décadas de 90 e 2000, tendo disputado seis edições do campeonato brasileiro da série B entre 2002 a 2007(tendo disputado para não cair de divisão entre 2004 a 2007).

Viveu seu grande auge de 1997 a 2004, tendo conquistado o tricampeonato da Copa Norte em 97/98/99 e quatro estaduais 97/98/99/04. E mais o título estadual de 2006 onde na somatória tem 7 títulos estaduais sendo o terceiro maior campeão do estado.

Grandes craques passaram pelo clube, mas nenhuma geração brilhou mais que a de Delmo, Pezão & Cia que foi comandado por Aderbal Lana um dos maiores treinadores do estado em todos os tempos.

Em 2007, caiu para série C e não voltou mais, com trocas políticas em suas administrações e o baixo investimento no futebol resultou em um grande declínio do clube.

Tem como estrutura o Estádio Ismael Benigno que até início da década de 70 antes da construção do Vivaldo Lima era o maior estádio do Amazonas. Em 2011 o seu estádio estava abandonado com um gramado mal cuidado a ponto e pela cidade de Manaus ter sido sede da Copa do Mundo o seu estádio ficou de posse por 20 anos para o Governo do Amazonas por ter sido totalmente reformado para ser uma das sedes para treinos das seleções na Copa 2014, cabendo ao clube apenas poder mandar seus jogos no estádio.

Atualmente o clube faz campanhas oscilantes sem muito destaque nos campeonatos estaduais a ponto de algumas vezes brigar para não ser rebaixado na competição.

SUL AMÉRICA - É um clube fundado na cidade de Manaus no dia 1 de maio de 1932, feriado do dia do trabalhador.

O Sul América Esporte clube conseguiu seu grande auge ao conquistar ineditamente dois títulos do campeonato amazonense em 1992 e 1993.

Possui uma sede social onde comporta um alojamento com refeitório para os atletas de outros estados que disputam os campeonatos estaduais, em anexo a sua sede possui um campo de futebol para realizar seus treinos.

Tem como seu maior rival o São Raimundo e seu mascote é o Trem.

Atualmente o clube é presidido pelo presidente Luiz Costa, empresário local que ajuda a manter o clube vivo até então.

TARUMÃ - O Esporte Clube Tarumã é um clube sediado na cidade de Manaus que visa em sua maioria a disputa das categorias de base.

Fundado em 02 de março de 1974, o time se profissionalizou em 2007 onde só disputou a primeira divisão uma única vez em 2013.

Disputa não com frequência a série B do amazonense onde desde de 2017 tem tido uma participação frequente na categoria profissional.

FUTEBOL FEMININO

Com grande ascenção do futebol femino em alguns centros do país, surgiu na cidade Manaus o 3B DA AMAZÔNIA, ou Associação Esportiva da Amazônia que é um clube fundado no dia 1 de agosto de 2017, na qual desenvolve projeto de categoria de base e profissional no futebol feminino.

Possui a melhor estrutura do estado e de toda região Norte, com equipamentos de última geração comparado a grandes clubes como Corinthians, Santos FC e outros.

Faz grandes jogos e rivalidades com o time feminino do EC Iranduba outro clube com grande destaque no cenário estadual e nacional.

AS GRANDES PRAÇAS ESPORTIVAS

ESTÁDIO ARENA DA AMAZÔNIA - Manaus-AM - Capacidade: 44.000 espectadores

ESTÁDIO ISMAEL BENIGNO - Manaus-AM - Capacidade: 10.000 espectadores

ESTÁDIO CARLOS ZAMITH - Manaus-AM - Capacidade: 5.000 espectadores

ESTÁDIO ROBERTO SIMONSEN ¨SESI¨ - Manaus-AM - Capacidade: 5.000 espectadores

ESTÁDIO GEDILSON BENTES ¨JABORTÃO¨ - Borba-AM - Capacidade: 4.000 espectadores

ESTÁDIO TENENTE MARANHÃO - Iranduba-AM - Capacidade: 2.000 espectadores

ESTÁDIO FLORO DE MENDONÇA¨FLORÃO¨ - Itacoatiara-AM - Capacidade: 3.000 espectadores

ESTÁDIO OLÍMPICO MUNICIPAL GILBERTO MESTRINHO¨GILBERTÃO - Manacapuru-AM - Capacidade: 15.000 espectadores

ESTÁDIO VALDOMIRO GUSMÃO DE AGUIAR¨VALDIZÃO¨ - Manaquiri-AM - Capacidade: 8.000 espectadores

ESTÁDIO FLÁVIA DE OLIVEIRA ¨Bacurauzão¨ - Manicoré-AM - Capacidade: 3.500 espectadores

ESTÁDIO FRANCISCO GARCIA - Rio Preto da Eva-AM - Capacidade: 5.000 espectadores

A FEDERAÇÃO E AS COMPETIÇÕES

A Federação Amazonense de futebol possui uma das três competições estaduais que possuem o melhor formato de disputa, ou seja do seu início e fim e de sua duração, beneficiando muito atletas, comissões técnicas e empregados do meio do futebol.

Promoveu apenas uma competição que envolvia os times da primeira divisão paralela ao estadual e realizada no segundo semestre que é a Copa Amazonas de Futebol, que foi realizada em 2015.

A segunda divisão costuma ter poucas equipes participantes sendo está realizada apenas no final do segundo semetre.

A federação não promove nenhuma outra competição profissional abaixo dessas divisões, somente as competições oficiais das categorias de base que são o sub-15, sub-17 e sub-19 que costuma ser realizado a partir dos meses de maio o sub-19 e em agosto o sub-15 e 17.

Em alguns anos já se chegou apenas promover o sub-17 d 19 devido a falta de participantes.

No feminino tem uma competição profissional muito disputada porém considerada semi-amadora onde apenas 2 ou 3 equipes realizam remuneração salarial.

A SOLUÇÃO PARA MELHORIA

O futebol vive uma crise a mais de 20 anos devido a falta de torcedores, que não se interessam mais pelos clubes locais, pois a partir da década de 2000 o acesso a rede de informações digitais e a facilidade com que os clubes grandes do país em promover o marketing para atrair mais torcedores atingiu um patamar muito grande a ponto de afundar cada vez mais os clubes que já viviam com más administrações e com pouco interesse em realizar um trabalho de divulgação dos clubes do estado como Nacional, Rio Negro, São Raimundo, Fast Clube e entre outros.

No estado uma das possibilidades seria em promover uma competição mais extensa no segundo semestre de tal maneira para que os jogadores locais estejam em atividades e novos valores possam surgir, fato que não depende exclusivamente da federação.

Toda federação tem interesse em promover competições, porém isso não depende exclusivamente dela e sim dos clubes, cada federação foi criada pelos seus filiados que são os clubes que devem por sua vez estimular e promover em sua cidade o futebol para que patrocínios possam divulgar suas marcas para que os times participem das competições.

As prefeituras e os clubes devem realizar iniciativas em conjunto com os clubes das capitais e principalmente interior para que mais clubes disputem uma segunda competição que envolva os clubes da primeira e segunda divisão.

Os clubes tradicionais devem realizar projetos de médio a longo prazo no futebol profissional e na base para resgatar seu maior bem que é sócio e o torcedor.

Investimentos estruturais na área socias e em centro de treinamentos são opções extremamente necessárias.

Realizar parcerias com o governo estadual também é uma boa opção, não só buscar recursos financeiros mas investimentos em marketing para valorização do futebol local que se encontra numa decadência enorme a cada ano, um futebol que já foi de grande respeito nas décadas de 60,70,80 e 90.

DICAS DE FUTEBOL

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page