top of page

CIDADES DO FUTEBOL - PICOS-PI

PICOS - UM FUTEBOL ALÉM DO HORIZONTES

A cidade de Picos-PI do interior do Piauí está localizado a 304 km de distancia longe da capital Teresina. Ela surgiu através de pessoas que se estabeleceram por volta do século 17 através do desenvolvimento da agropecuária.

A cidade recebe o nome de Picos devido a se encontrar em uma região rodeada por montes picosos.

É uma cidade com população estimada de 78000 habitantes e que se destaca em diversos aspectos culturais como Danças Folclóricas, Escrita, Música, Artesanato, Biblioteca Municipal Cinema e Teatro.


OS CLUBES

A cidade começou a respirar futebol profissional a partir do ano de 1976 com a fundação do Sociedade Esportiva Picos no dia 8 de fevereiro daquele ano.




É um clube que assim como a maioria dos clubes do estado, exceto River e Flamengo, vivem e dependerem praticamente dos recursos financeiros vindo do comércio da cidade e do governo municipal para alojamento dos atletas e comissão técnica, estadia, viagens e alimentação de seus membros nos campeonatos estaduais e por algumas vezes nas competições nacionais.

Fato não incomum no estado do Piauí onde praticamente 80% das 6 ou 8 equipes participantes do estadual dependem do governo público.

O SEP foi o primeiro clube do interior do piauí a ser campeão estadual em 1991.

O time tem como seu mascote o Zangão do Piauí


ÍDOLOS

Leonardo foi o primeiro grande ídolo do futebol local, surgiu aos 17 anos se destacando no clube do SEP e rapidamente se transferiu para o Sport-RE, onde jogou de 1992 a 1994 e de 1997 a 2001.

Foi campeão da Copa do Nordeste em 1994 e 2000 e sete vezes campeão pernambucano em 92/94/96/97/98/99/00.

Se destacou ainda em clubes como Vasco-RJ, Cruzeiro-MG e América-MG e teve passagens por outros diversos grande clubes do Brasil como Corinthians-SP, Palmeiras-SP, Paysandu-PA, Vitória-BA e outros.

É até hoje o terceiro maior artilheiro da história do clube com 134 gols.

Nos últimos anos de sua carreira voltou a jogar pelo SEP, mais conhecido como Picos e ajudou na campanha que culminou com o título estadual da segunda divisão em 2007.

Se destacou também em clubes como Vasco-RJ, Cruzeiro e América-MG e passou por outros grandes clubes do Brasil.

Em 2007 retornou ao clube de Picos e conquistou o título piauense no qual ajudou o clube a retornar a elite do estadual.

Destaca-se ainda na cidade outro grande ídolo que ainda atua como profissional, trata-se de Rômulo que é meio campista e começou a se destacar no futebol defendendo o Vasco-RJ entre 2010 a 2011.

Foi campeão da Copa do Brasil em 2011 sendo um dos destaques da equipe, sendo o primeiro jogador da cidade a defender as cores da seleção brasileira com 8 participações e também o único a jogar uma olimpíadas em Londres 2012, jogando 5 dos seis jogos como titular da equipe.

O seu sucesso o fez ir para o Spartak Moskva-RUS, jogou por quatro temporadas de 2012 a 2017, sendo campeão russo na temporada 2016/17 pela equipe.

Jogou ainda no Flamengo-RJ e Grêmio-RS e atualmente joga a SuperLeague da China pelo Shijiazhuang Ever Bright.

Em solo brasileiro se destacam atualmente dois jogadores da cidade, trata-se de Roberto lateral esquerdo e do seu conterrâneo de posição Renê que teve seu início no Picos e seguiu o mesmo rumo que Leonardo, foi campeão pelo Sport-RE entre 2012 a 2017 pela Copa Nordeste 2014 d estadual em 2014 e 2017. E primeiro piauense campeão Brasileiro e da Libertadores, ambos em 2019 pelo Flamengo-RJ, além do tricampeonato carioca 18/19/20.


AS PRAÇAS ESPORTIVAS

O estádio municipal Hevídio Nunes de Barros é um estádio com capacidade para 3000 pessoas e onde a Sociedade Esportiva Picos tem o seu mando de jogos nos campeonatos estaduais e na Copa do Brasil, além dos jogos do sub-19 e dos campeonatos amadores da cidade e região.





Comentarios


DICAS DE FUTEBOL

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page